Cientistas descobrem como as pedras gigantes foram movidas para fazer as pirâmides do Egito

Esse é tido como um dos maiores mistérios da humanidade, como uma civilização antiga sem nenhuma tecnologia moderna, conseguiu mover pedras de 2,5 toneladas para criar uma pirâmide? A pergunta afligiu egiptólogos e engenheiros mecânicos por séculos. Mas agora, a equipe de uma universidade em Amsterdã conseguiu resolver o segredo, a solução estava na nossa cara o tempo todo.
É tudo obra do atrito. Os povos antigos do Egito transportavam sua carga rochosa através das areias do deserto: dezenas de escravos colocavam as pedras em grandes “trenós”, e as levavam até o local da construção. Os trenós, eram basicamente grandes superfícies planas com bordas viradas para cima.
Sendo assim, quando você tentar puxar um desses com carga de 2,5 toneladas, ele tende a afundar na areia, criando uma elevação que precisa ser removida regularmente antes que se possa enfrentar um obstáculo maior.
O truque está aqui, a areia molhada, no entanto, não faz isso. Em uma areia com a quantidade certa de umidade, formam-se microgotas de água que fazem os grãos de areia se ligarem uns aos outros, o que dobra a rigidez relativa do material. Isso impede que a areia forme elevações na frente do trenó, e reduz pela metade a força necessária para que ele seja arrastado.
Nessa imagem você pode ver a diferença comparativa entre os métodos.
Nessa imagem você pode ver a diferença comparativa entre os métodos.
Ou seja, o truque é molhar a areia que está na frente do trenó. Como explica o estudo da Universidade de Amsterdã:
Os físicos colocaram, em uma bandeja de areia, uma versão de laboratório do trenó egípcio. Eles determinaram tanto a força de tração necessária e a rigidez da areia como uma função da quantidade de água na areia. Para determinar a rigidez, eles usaram um reômetro, que mostra quanta força é necessária para deformar um certo volume de areia.
Os experimentos revelaram que a força de tração exigida diminui proporcionalmente com a rigidez da areia… Um trenó desliza muito mais facilmente sobre a areia firme [e úmida] do deserto, simplesmente porque a areia não se acumula na frente do trenó, como faz no caso da areia seca.
1
Essas experiências provam que os egípcios já sabiam o que nós provavelmente já deveríamos saber. Essa imagem encontrada dentro do túmulo de Djehutihotep, descoberto na Era Vitoriana, descreve uma cena de escravos transportando uma estátua colossal do governante do Império Médio, à frente é possível ver um homem derramando liquido na areia para que o trenó possa passar.
Simples e genial não? Sempre temos muito o que aprender com os povos antigos, é preciso respeitar as culturas e saber que mesmo com algumas tecnologias e vários anos à frente ainda podemos nos esbarrar com conhecimentos geniais de outras épocas.
Agora podemos declarar finalmente que sabemos como as pirâmides foram construídas.

2 comentários

Então o atrito entre o objeto a ser transportado e o chão onde vai ser deslocado deve ser o menor possível? Isso faz muito sentido fisicamente pois quando a força é perpendicular ao deslocamento o seu trabalho é zero, temos então portanto somente a força de atrito atrapalhando as coisas.Solução:-- minimizar esse atrito e o peso poderá ser arrastado....assim cai também por terra a teoria de momento de forças na laterais ,melhora mas é insuficiente, como já comprovado antes.

Reply

Tá, mas como eles empilharam essas pedras que pesavam toneladas?

Reply

Postar um comentário